analytics
Nota euros simbolizando compra de casa por jovens garantia governo

Compra de casa por jovens: Governo vai garantir até 15% do valor de aquisição

A nova medida é direcionada a jovens até aos 35 anos e vai garantir 15% do valor de aquisição da casa, até ao valor de 450 mil euros. Perceba melhor e saiba quando entra em vigor. 

23 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer um processo de crédito habitação rápido e descansado? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudá-lo sem qualquer custo, para aceder às melhores condições do mercado! Entre em contacto connosco. 

Se é jovem e quer comprar casa, conheça a nova medida do Governo 

O Conselho de Ministros aprovou o mecanismo de garantia pública até 15% do valor de aquisição de imóveis, para jovens até aos 35 anos e com o limite de 450 mil euros. 

Segundo o Notícias ao Minuto, o primeiro-ministro Luís Montenegro apresentou a medida no final do Conselho de Ministros realizado em Braga dedicado à juventude, onde o Governo anunciou que o objetivo será a medida estar em vigor a partir de 1 de agosto

A medida é destinada a jovens desde os 18 anos e até aos 35, com rendimentos até ao 8.º escalão do IRS (81.199 euros de rendimento coletável anual). 

Note que: para os jovens acederem à medida, não podem ser proprietários de imóveis, nem ter beneficiado já de garantias públicas. Além disso, esta garantia está limitada a 15% do valor máximo de transação de 450 mil euros

De acordo com a notícia, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, apontou que o Governo já iniciou “conversações com o regulador” para que a medida seja regulamentada num prazo de 60 dias através de uma portaria. O objetivo será ainda entrar em vigor juntamente com a isenção do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMI) a 1 de agosto. 

Esta medida surgiu no programa do Governo da coligação AD, que apontava uma garantia pública para viabilizar o financiamento bancário do valor total da aquisição da primeira casa pelo setor juvenil. 

Sabia que contratar um crédito habitação com um intermediário de crédito pode facilitar muito o seu processo? O Poupança no Minuto recolhe as várias propostas do mercado e ajuda-o a escolher a melhor, tratando de toda a parte burocrática por si, sem qualquer custo! Simule já o seu crédito connosco: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.