analytics
Taxa de inflação em Portugal aumenta para 2,3% no mês de janeiro

Taxa de inflação em Portugal aumenta para 2,3% no mês de janeiro

Conheça os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística relativos a janeiro, e como aliviar o orçamento mensal face a este contexto. 

23 Feb 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Perante um contexto inflacionista, como equilibrar o orçamento? Fale com os intermediários de crédito e mediadores de seguros da Poupança no Minuto e saiba se é possível pagar menos, e como, por estes produtos. Mas leia os números do INE, neste artigo. 

INE confirma inflação de 2,3% em Portugal no mês de janeiro 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os dados mais recentes face à inflação, que demonstra uma variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) de 2,3% em janeiro. O que representa um aumento de 0,9 pontos percentuais (p.p.) face à taxa observada no mês precedente. 

“Esta aceleração é em parte explicada pelo aumento de preços da eletricidade e pelo fim da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais. Com base num exercício de natureza mecânica, estima-se que o impacto do fim da referida medida sobre a variação do IPC total tenha sido 0,7 p.p.”, pode ler-se em notícia do Notícias ao Minuto, citando comunicado do INE. O valor agora registado vai ao encontro da estimativa rápida publicada pelo INE no final de janeiro. 

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) teve uma variação de 2,4%, descendo 0,2 p.p. comparando com dezembro. 

Além disso, a variação do índice relativo aos produtos energéticos subiu para 0,2%, -10,5% no mês anterior, e o índice dos produtos alimentares não transformados para 3,1%, 2,0% em dezembro. 

No geral, a variação mensal do IPC foi nula, -0,4% no mês precedente e -0,8% em janeiro de 2023, e a média dos últimos doze meses caiu para 3,8%, tendo sido 4,3% em dezembro. 

Relativamente ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, este “apresentou uma variação homóloga de 2,5%, valor superior em 0,6 p.p. ao registado no mês anterior e inferior em 0,3 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em dezembro, esta diferença tinha sido 1,0 p.p.). Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,7% em janeiro (3,1% em dezembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,6%). O IHPC registou uma variação mensal de -0,2% (-0,7% no mês anterior e -0,8% em janeiro de 2023) e uma variação média dos últimos doze meses de 4,8% (5,3% no mês precedente)”, pode ler-se na notícia. 

Face a este contexto de inflação, olhe para os seus créditos e seguros, para perceber onde pode poupar com estas prestações. Tente renegociar com as entidades as condições dos seus produtos, pondere também a consolidação de vários créditos para uma só prestação mais barata, e ainda a transferência dos produtos para novas instituições. Os intermediários de crédito e mediadores de seguros da Poupança no Minuto disponibilizam um serviço gratuito que o pode ajudar ao longo de todos estes processos! Contacte-nos e conheça melhor as opções a que pode aceder. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.