
Obras em casa? Saiba os procedimentos que necessitam de autorização
Confira nesta lista quais os procedimentos em casa que precisam de autorização.
Estas são as obras que precisam de autorização em casa
Caso esteja a precisar de fazer obras em casa, deve sempre confirmar quais as que necessitam de autorização por parte das autarquias.
Sendo que também há umas que precisam apenas de ser informadas, e outras que não necessitam de qualquer formalidade.
Segundo o portal de literacia financeira EI, da Associação Mutualista Montepio, no Notícias ao Minuto, esta lista especifica o que necessita de fazer para cada obra:

- Mudar os azulejos da cozinha ou casa de banho: “Este tipo de remodelação pode ser feito sem qualquer necessidade de contactar a autarquia”.
- Pintar o prédio: “Para mudar a cor do exterior do edifício, precisa de solicitar uma licença à câmara. Por outro lado, se desejar realizar a pintura, mantendo a tonalidade original do prédio, não necessita de qualquer tipo de comunicação ou formalização”.
- Ampliar a fachada: “Se quiser fazer alterações à fachada do imóvel, aumentando-a, por exemplo, terá de pedir licença à autarquia”.
- Reconstruir um edifício em ruínas: “É obrigatório solicitar uma licença de obra, se pretender aumentar a fachada ou o número de andares da construção original. Terá de fazê-lo também nos casos em que o prédio está localizado numa zona de proteção de imóveis classificados ou em vias de classificação. Nas restantes situações, a reconstrução de ruínas não implica pedidos ou formalizações”.
- Arranjar o telhado: “Desde que não faça alterações de fundo, não precisa de qualquer tipo de autorização para realizar esta obra”.
- Pintar uma parede interior: “Este tipo de remodelação não implica qualquer contacto com a câmara municipal, a menos que se trate de um edifício classificado ou em vias de classificação. Nesse caso, tem de solicitar uma licença”.
- Construir uma piscina: “Basta comunicar a sua intenção à câmara municipal. Enquanto a obra está em execução, é obrigatório, ainda, afixar um aviso no exterior, em local visível”.
- Colocar painéis solares: “Se não excederem a altura do prédio em um metro e não ultrapassarem a área coberta pelo edifício, não precisa de fazer qualquer pedido ou comunicação à autarquia”.
- Derrubar paredes: “Não é necessário fazer qualquer aviso à autarquia, desde que a demolição não coloque em causa a estabilidade do piso ou do edifício (pilares, vigas, lajes ou paredes de suporte), nem implique modificar a altura da construção ou a forma do telhado ou da fachada. Se morar num prédio, tem de avisar os vizinhos sobre a realização da obra”.
Leia ainda: Precisa de fazer alterações numa casa? Conheça o crédito pessoal para obras
Quer avançar com obras em casa e precisa de uma ajuda financeira? Recorra ao crédito pessoal para obras! Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto ajudam com todo esse processo, sem custos nem burocracias! Simule já o seu crédito aqui:
Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.