analytics
Mulher sentada em sofá com mãos na cabeça inclinada sobre mesa com papéis e portátil

Clientes de seguros têm recorrido cada vez mais a mediadores na contratação

De acordo com dados divulgados, os clientes de seguros têm procurado informar-se mais sobre as várias opções no mercado, recorrendo a mediadores de seguros, antes de tomar a decisão de contratar um seguro. Conheça os dados em causa e como funciona um mediador de seguros. 

30 Apr 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

 Quer contratar um seguro? Recorra também a um mediador: O Poupança no Minuto disponibiliza este serviço gratuito, que o apoia ao longo de todo o processo de contratação, para que encontre as melhores condições do mercado para o seu produto.  

Mais de 50% dos clientes com seguros recorreram a mediadoras na contratação 

Segundo dados do relatório do 4.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa 2023, no decorrer do Plano Nacional de Formação Financeira, divulgados pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e citados pelo Eco, mais de metade dos clientes de seguros afirma ter recorrido a recomendações de entidades especializadas para a contratação. 

Cerca de 43,8% dos entrevistados neste inquérito afirma ter seguros como produtos financeiros em Portugal, sendo que essa proporção tem sentido um crescimento desde 2015 (em 2020 caiu, mas voltou a subir ligeiramente o ano passado). 

Dos entrevistados que já contratam produtos financeiros online, 57% afirma terem sido seguros, dados consequentes da crescente aposta no setor da digitalização dos canais de distribuição. 

Mas é de ressalvar que também se observou uma diminuição do conhecimento de seguros desde 2015. Nesse ano, foram 98,7% os entrevistados que sabiam o que eram seguros, dado que decresceu para 86,6% em 2023. 

Os produtos financeiros contratos mais recentemente foram a funcionalidade MBway, por 22,4% entrevistados, seguindo-se então os seguros, por cerca de 16,2% dos entrevistados. 

É importante notar que mais de metade destes clientes de seguros (52%) disse ter procurado informar-se sobre as suas opções em diferentes seguradoras antes de decidir, tendo recorrido a entidades especializadas – mediadores de seguro – para recomendações que acabaram por influenciar a sua escolha na contratação do produto final de seguro. 

Este estudo foi realizado com 1.510 entrevistas válidas, porta-a-porta, entre janeiro e fevereiro de 2023. O relatório em questão demonstra respostas a cada questão do inquérito, com variáveis de caracterização socioeconómica ou respostas a outras perguntas comparadas com respostas obtidas em anteriores inquéritos sobre literacia financeira. 

Os entrevistados com idades entre os 40 e 54 anos, homens, trabalhadores, com ensino superior, e rendimento mensal líquido do agregado familiar superior a 2.500 euros são os que mais contratam produtos de seguros. Por outro lado, entrevistados com idades entre os 16 e 24 anos, mulheres, estudantes, sem instrução formal, e com rendimentos até 500 euros são os que menos contratam seguros. 

O que faz uma mediadora de seguros? 

No fundo, um mediador de seguros, como o Poupança no Minuto, tem como objetivo facilitar todo o processo da contratação deste produto.  

Tratando de toda a parte burocrática para o cliente, um mediador de seguros irá recolher as várias propostas de diferentes seguradoras e ajudá-lo na tomada de decisão da que melhor se adequar a si. Vai negociar com as seguradoras os produtos personalizados para si, consoante as coberturas de que necessitar, e encontrar as melhores condições do mercado para as suas preferências. 

E todo este serviço de mediação com as seguradoras é gratuito! Para o cliente, é uma simplificação de todo o processo, poupando-o de dores de cabeça, poupando o seu tempo, e ajudando-o a poupar na carteira. 

Se necessitar deste serviço, conte com o apoio total e constante do Poupança no Minuto! Contacte-nos aqui para que possamos iniciar o seu processo: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.