analytics
Rede convencionada ou de reembolso: O que escolher no seguro de saúde?

Rede convencionada ou de reembolso: O que escolher no seguro de saúde?

Perceba as diferenças entre a rede convencionada e o sistema de reembolso no seguro de saúde e qual a melhor escolha para o seu caso. 

25 Feb 20253 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quais as vantagens e desvantagens da rede convencionada e de reembolso? 

Ao escolher um seguro de saúde, uma das principais decisões a tomar é optar por um plano com rede convencionada ou um sistema de reembolso. Ambas as modalidades oferecem vantagens, mas diferem na forma como as despesas médicas são pagas e reembolsadas

O que é um seguro de saúde com rede convencionada? 

Um seguro com rede convencionada significa que o segurado pode utilizar uma lista específica de hospitais, clínicas e profissionais de saúde que têm acordo com a seguradora. 

Com a rede convencionada, estas são as vantagens a que pode aceder: 

  • Pagamentos reduzidos ou inexistentes – O segurado apenas paga uma parte do custo da consulta ou tratamento. Em alguns casos, não há qualquer pagamento adicional; 
  • Acesso facilitado – Basta marcar a consulta ou exame diretamente numa entidade pertencente à rede; 
  • Processo simples – Não há necessidade de adiantar o valor total e aguardar reembolsos. 

Porém, com a rede convencionada fica com uma escolha limitada, restrita aos médicos e instituições que fazem parte da rede do seguro, bem como pode ter tempos de espera sendo necessário aguardar disponibilidade na rede; 

O que é um seguro de saúde com sistema de reembolso? 

Com o sistema de reembolso, o segurado pode escolher qualquer médico, clínica ou hospital, mesmo que não tenha acordo com a seguradora. O valor pago será posteriormente reembolsado, total ou parcialmente, conforme o contrato do seguro. 

Com o sistema de reembolso, eis as vantagens a que tem acesso: 

  • Liberdade total de escolha – Pode recorrer a qualquer médico ou unidade de saúde, dentro ou fora da rede da seguradora; 
  • Especialidades específicas – Útil para quem já tem médicos de confiança que não pertencem à rede convencionada; 
  • Possibilidade de reembolsos elevados – Alguns seguros reembolsam até 100% dos valores pagos. 

Porém, como desvantagens, o sistema de reembolso obriga ao pagamento da totalidade da despesa no momento, só sendo reembolsada depois pela seguradora. Sendo que, dependendo da seguradora, o reembolso pode ainda demorar algumas semanas.  

Além disto, o reembolso pode estar sujeito a tetos máximos por ano ou por ato médico. 

Leia ainda: Seguro de saúde: Coberturas, exclusões e vantagens

A escolha entre rede convencionada e reembolso depende, então, das suas necessidades. Se prefere simplicidade e custos reduzidos, a rede convencionada pode ser a melhor opção. No caso de valorizar a liberdade de escolha e estar disposto a adiantar pagamentos, o sistema de reembolso pode ser mais vantajoso. 

Alguns seguros oferecem planos mistos, combinando os dois sistemas. Antes de contratar, compare as condições, valores de reembolso e a rede de prestadores disponível para garantir a melhor escolha para si. Para tal, pode contratar o serviço gratuito de um mediador de seguros, como o Poupança no Minuto, que trata de toda a burocracia e negociação das condições com as seguradoras. 

Leia também: O que distingue seguro de saúde, plano de saúde e cartão de saúde?

Quer contratar o seu seguro de saúde, conseguindo a melhor apólice e sem se preocupar com nada? Contacte já os agentes do Poupança no Minuto e aceda ao serviço sem custos!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Seguros
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.