analytics
Comprar casa: 26 mil jovens já beneficiaram da isenção dos impostos

Comprar casa: 26 mil jovens já beneficiaram da isenção dos impostos

O benefício fiscal da isenção dos impostos na compra de casa já chegou a 26 mil jovens. Valor médio das casas ronda os 189 mil euros. 

02 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Cerca de 26 mil jovens já tiveram acesso à isenção dos impostos na compra de casa 

Quase 26 mil jovens já solicitaram a isenção total ou parcial do Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e do Imposto do Selo na compra de casa. No total, foram adquiridas 18.213 habitações ao abrigo desta medida. 

O preço médio das casas compradas foi de aproximadamente 189 mil euros, resultando num volume total de aquisições superior a 3,4 mil milhões de euros. 

A informação foi avançada pelo jornal Público, com base em dados do Ministério das Finanças, que indicam que o montante acumulado de benefícios fiscais concedidos já ultrapassa os 100 milhões de euros — sendo 75,3 milhões referentes ao IMT Jovem e 26,4 milhões ao Imposto do Selo Jovem. 

Como funciona a isenção? 

O IMT Jovem foi implementado em agosto do ano passado e conta com uma tabela específica para os beneficiários. Esta inclui quatro escalões, garantindo isenção total para os imóveis que se enquadrem no primeiro escalão e aplicando uma taxa de 8% sobre a parte do valor que ultrapassa esse limite

Com a atualização dos escalões do IMT no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), o valor máximo de isenção subiu para 324.058 euros, mais sete mil euros do que em 2024. Já a parcela sujeita à taxa de 8% passou para 648.022 euros (face aos 633.453 euros do ano anterior). 

Para beneficiar desta isenção, os jovens não podem ter sido proprietários de imóveis nos três anos anteriores à compra e devem ter até 35 anos à data da escritura

Leia também: Crédito habitação em máximo histórico impulsionado pela isenção dos impostos

Quer aceder à isenção dos impostos? Aceda ao crédito habitação com todos os benefícios atualmente em vigor, com a ajuda dos intermediários de crédito do Poupança no Minuto. Sem custos, os agentes tratam de todo o processo por si para encontrar a melhor proposta de financiamento do mercado! Simule já:do 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.