analytics
Garantia pública para aquisição de casa por jovens extingue-se assim que pagos os 15%

Garantia pública para aquisição de casa por jovens extingue-se assim que pagos os 15%

Os detalhes da nova medida de garantia pública até 15% do valor de empréstimo habitação para jovens até 35 anos continuam a ser esclarecidos pelo Governo. Perceba como funcionará em caso de incumprimento. 

29 May 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Para contratar um crédito habitação, conte com o apoio dos intermediários de crédito do Poupança no Minuto! Com um serviço completamente gratuito, ajudamos em todo o processo, tratando de tudo por si. Fale já connosco.

Estado só responde por incumprimento nos primeiros 15% do empréstimo 

A nova medida de garantia pública de até 15% do valor de aquisição de imóveis para os jovens por parte do Estado irá extinguir-se quando a percentagem do empréstimo coberta pela garantia for paga. Quem o explicou foi o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, segundo o Notícias ao Minuto

A explicação foi dada no final do Conselho de Ministros extraordinário onde foram aprovadas várias medidas relacionadas à nova estratégia da habitação do Governo. 

Então, o que sucede em caso de incumprimento do jovem que acedeu à garantia pública? O Ministro esclarece que “a garantia existe até o jovem pagar os primeiros 15% [do empréstimo] ao banco”, sendo que, assim que pagos estes 15%, “o Estado sai da equação”, pode ler-se na notícia. 

Ou seja, o Estado só é chamado a compensar o incumprimento do jovem se acontecer durante o pagamento dos primeiros 15% do valor do empréstimo - “da mesma forma que o incumprimento junto do banco não isenta o cliente de responsabilidades”, lê-se ainda. 

“O Estado só é chamado se o jovem incumprir e [nesse caso] o Estado atua no papel de fiador, gerando-se uma obrigação entre as partes”, diz o Ministro, citado pela notícia. 

No entanto, note-se que Leitão Amaro realçou que os níveis de incumprimento no crédito habitação são reduzidos

A garantia pública em causa é dirigida a jovens entre os 18 e 35 anos, com rendimentos até ao 8.º escalão do IRS (81.199 euros de rendimento coletável anual) na compra da primeira casa e aplicada a imóveis de valor até 450 mil euros, para que consigam ter acesso a 100% de financiamento

O Governo tem o objetivo de colocar esta medida em vigor a partir de 1 de agosto. 

Quer aceder a esta medida? Contrate o seu crédito habitação com um intermediário de crédito como o Poupança no Minuto. Simplificamos o seu processo, tratamos de toda a burocracia por si, e sem qualquer custo! Poupe tempo, poupe dinheiro acedendo à melhor proposta de financiamento, e poupe-se a chatices! Simule já o seu crédito habitação aqui:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.