analytics
A liberdade também mora na carteira: 7 formas de resistir ao sistema consumista

A liberdade também mora na carteira: 7 formas de resistir ao sistema consumista

Dizer não ao consumo excessivo é um passo em direção à verdadeira liberdade. Saiba como o fazer. 

16 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

7 formas simples de resistir ao consumismo e recuperar o controlo do seu dinheiro 

Vivemos num mundo que nos empurra constantemente para gastar: Comprar, acumular, querer sempre mais.  

Mas e se lhe dissermos que uma parte da sua liberdade está em contrariar esse ciclo? Resistir ao consumo excessivo é um ato de consciência - e também de liberdade! 

Conheça 7 formas simples de o fazer: 

1. Compre menos, mas melhor 

Evite comprar por impulso. Antes de adquirir algo, pergunte-se: Preciso mesmo disto? Vai durar?  Opte por qualidade em vez de quantidade. Paga mais uma vez, mas menos vezes. 

2. Planeie as suas compras 

Leve uma lista para o supermercado. Pense nas compras do mês em vez de ir várias vezes por semana. Isto evita gastos desnecessários e reduz o desperdício. 

3. Evite dívidas para consumir 

Comprar coisas com crédito pode parecer fácil, mas prende-o a prestações que limitam a sua liberdade. Se não consegue pagar a pronto, talvez não precise mesmo daquilo e consegue esperar até alcançar o objetivo de juntar dinheiro suficiente para adquirir. 

4. Aprenda a reparar e reutilizar 

Nem tudo o que se estraga precisa de ser substituído. Aprender a consertar ou dar uma nova vida a um objeto é libertador - e ajuda o planeta. 

5. Consuma local e consciente 

Sempre que possível, escolha apoiar negócios locais e marcas com valores éticos. Está a contribuir para uma economia mais justa e sustentável. 

6. Desligue-se da pressão social 

Não precisa de ter o último telemóvel, as roupas da moda ou as férias “instagramáveis”. A sua vida não tem de seguir o ritmo das redes sociais - tem de seguir o seu. 

7. Invista em experiências, não em coisas 

Momentos, viagens, amizades, tempo para si. Isso é o que realmente enriquece a vida. E normalmente não cabe num saco de compras. 

O consumo consciente é uma forma de liberdade 

Ao escolher onde, como e porque gasta o seu dinheiro, está a recuperar o controlo. Está a dizer “não” a um sistema que vive da sua distração, e “sim” a uma vida com mais propósito. 

Afinal, liberdade também é poder dizer: "Não preciso disto para ser feliz".

Saiba que: Compras online por impulso crescem significativamente em Portugal

Quer atingir a liberdade financeira? O Poupança no Minuto pode ajudar através da renegociação, transferência ou consolidação de créditos! Sem qualquer custo, os agentes tratam de tudo por si, para que comece já a poupar. Contacte-nos:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.