analytics
Mão de pessoa dentro de carro a ajustar aparelho de portagens em estrada antes das portagens

Quais as portagens que vamos deixar de pagar?

Saiba que portagens vamos deixar de pagar a partir de 1 de janeiro de 2025. 

07 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Nova proposta prevê o fim de algumas portagens a partir de 2025 

Com a nova proposta aprovada no Parlamento, algumas portagens vão deixar de existir. A proposta foi aprovada na generalidade o projeto de lei do PS, que tem como objetivo eliminar as portagens nas ex-SCUT com votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN. 

Consoante os locais nos quais poderá passar e a sua frequência, poderá conseguir poupar uns euros significativos. 

Então, veremos quais os troços em que as terminarão as portagens cobradas atualmente: 

  • A4 - Transmontana e Túnel do Marão, 
  • A13 e A13-1 - Pinhal Interior, 
  • A22 - Algarve, 
  • A23 - Beira Interior, 
  • A24 - Interior Norte, 
  • A25 - Beiras Litoral e Alta e 
  • A28 - Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque. 

Note que a proposta em causa pretende eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam uso em qualidade e segurança, pelo que agora os projetos passarão para o processo de especialidade. 

A medida com um impacto orçamental de 157 milhões de euros irá entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 2025, de acordo com o projeto de lei do PS. 

Se utiliza alguma destas estradas com frequência, ainda consegue poupar um montante com significado ao final do mês. Se não for o caso, mas continua a procurar poupar com encargos, o Poupança no Minuto pode ajudá-lo! 

Conheça estratégias de poupança através dos artigos, ou recorra às nossas soluções financeiras para baixar prestações mensais com créditos e/ou seguros que tenha contratados! 

O Poupança no Minuto é um intermediário de crédito e mediador de seguros que disponibiliza serviços sem custos, para que possa poupar tempo, dinheiro, e poupar-se a chatices. Fale connosco para podermos analisar e ajudar o seu caso específico. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.