analytics
Portagens sobem em 2025, mas alguns troços são eliminados

Portagens sobem em 2025, mas alguns troços são eliminados

Fique a par das mudanças nas estradas que irão impactar a carteira dos portugueses em 2025.  

13 Jan 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

O que muda nas portagens em 2025? Onde aumenta e onde acaba

Em 2025, algumas portagens serão eliminadas, mas outras vão ficar mais caras.Pelo que se lê no Notícias ao Minuto, a concessionária rodoviária Brisa anunciou um aumento de 2,21% em 52 das 93 taxas de portagens de classe 1, com efeito a partir de janeiro de 2025. 

Os dados sobre o novo tarifário foram divulgados pela Brisa, destacando que a atualização dos preços tem como referência a taxa de inflação homóloga (no continente e sem habitação) de outubro, acrescida de 0,1% estipulado na lei como compensação ao limite decretado em 2023. Nesse ano, os aumentos das portagens foram controlados para mitigar os impactos da elevada inflação. 

Segundo a Brisa, “existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula”, enquanto em outros “as taxas apresentam uma variação superior à média, devido a não terem sido atualizadas em anos anteriores”. 

Principais aumentos: Porto, Algarve e Espanha

Entre os percursos mais afetados pelos aumentos estão: 

  • A1 (Lisboa-Porto): Sobe 70 cêntimos, passando a custar 24,60 euros; 
  • A2 (Lisboa-Algarve): Aumento de 60 cêntimos, para 23,30 euros; 
  • CREL: Sobe 15 cêntimos, totalizando 3,70 euros; 
  • A3 (Porto-Valença): Aumento de 20 cêntimos, para 9,95 euros; 
  • A2/A6 (Marateca-Caia): Sobe 35 cêntimos, atingindo 15,05 euros; 
  • A5 (Lisboa-Cascais): Mantém-se nos 1,50 euros, enquanto a viagem Lisboa-Oeiras aumenta 5 cêntimos, passando para 0,40 euros. 

Fim das portagens em alguns troços

O Parlamento aprovou, em maio, na generalidade, a proposta de lei do PS para eliminar portagens em algumas ex-SCUTs, com votos a favor do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN. 

A medida, que entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025, aplica-se aos seguintes troços: 

  • A4: Transmontana e Túnel do Marão. 
  • A13 e A13-1: Pinhal Interior. 
  • A22: Algarve. 
  • A23: Beira Interior. 
  • A24: Interior Norte. 
  • A25: Beiras Litoral e Alta. 
  • A28: Entre Esposende e Antas, e entre Neiva e Darque. 

A proposta prevê a eliminação das taxas de portagem em autoestradas do Interior ou em troços onde não existam vias alternativas de qualidade e segurança. 

Estas mudanças marcam um passo importante no acesso às infraestruturas rodoviárias em várias regiões do país, prometendo reduzir custos para os utilizadores e incentivar a mobilidade no Interior. 

Mais novidades com impacto no seu bolso? O Poupança no Minuto traz-lhe! Acompanhe-nos através da nossa newsletter e nas redes sociais, e não perca nenhum conteúdo sobre poupança:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.