analytics
Anexo SS do IRS: Quem deve preencher e quem está isento?

Anexo SS do IRS: Quem deve preencher e quem está isento?

Se é trabalhador independente, saiba precisa de entregar o Anexo SS no IRS. Este anexo comunica os rendimentos à Segurança Social e determina as contribuições a pagar.  

16 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Entregar o IRS com ou sem o Anexo SS? O que precisa de saber 

Com a chegada da época de entrega do IRS, muitos trabalhadores independentes questionam-se sobre a necessidade de preencher o Anexo SS.  

Este anexo tem como objetivo comunicar à Segurança Social os rendimentos obtidos na categoria B e determinar as obrigações contributivas. No entanto, nem todos os trabalhadores independentes são obrigados a entregá-lo. Vejamos, em seguida. 

Quem deve preencher o Anexo SS? 

O Anexo SS deve ser entregue por trabalhadores independentes que: 

  • Obtenham rendimentos da categoria B, provenientes de trabalho independente ou empresários em nome individual; 
  • Sejam obrigados a contribuir para a Segurança Social, ou seja, não estejam isentos do pagamento de contribuições. 

Caso o trabalhador independente tenha rendimentos sujeitos a descontos para a Segurança Social, é fundamental preencher este anexo corretamente para garantir o cumprimento das suas obrigações. 

Quem está dispensado de entregar o Anexo SS? 

Algumas situações permitem a dispensa do preenchimento do Anexo SS. Estão isentos de entrega: 

  • Trabalhadores independentes que acumulam com trabalho por conta de outrem e já fazem descontos para a Segurança Social; 
  • Quem teve rendimentos anuais inferiores a 6 vezes o IAS (Indexante dos Apoios Sociais). Em 2024, este valor corresponde a 3.055,56€; 
  • Profissionais que apenas produzem e vendem bens, não prestando serviços; 
  • Pensionistas que exerçam atividade independente e estejam isentos de contribuições para a Segurança Social. 

Se é trabalhador independente, deve verificar se está obrigado a entregar o Anexo SS juntamente com a sua declaração de IRS. Não o fazer pode levar a complicações junto da Segurança Social. Em caso de dúvida, consulte o Portal das Finanças ou os serviços da Segurança Social para esclarecer a sua situação. 

Saiba tudo sobre o IRS neste guia: Um guia para perceber melhor o IRS

E acompanhando o Poupança no Minuto nos vários canais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.