analytics
Faltas de 3 dias por autodeclaração online são remuneradas?

Faltas de 3 dias por autodeclaração online são remuneradas?

Os trabalhadores podem justificar até duas ausências por doença por ano através de autodeclaração. 

06 Mar 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Se colocar uma autodeclaração de 3 dias por doença, recebo na mesma? 

Atualmente, as faltas médicas de curta duração, até três dias, podem ser justificadas sem necessidade de consulta médica, bastando emitir uma autodeclaração no portal SNS 24, na respetiva aplicação ou através da linha Saúde 24.  

No entanto, a DECO PROTeste relembra, em artigo, que esta justificação pode ser utilizada apenas duas vezes por ano e que essas faltas não são remuneradas. 

Como funciona a autodeclaração de doença? 

“A legislação estabelece que cada trabalhador pode apresentar, no máximo, duas justificações anuais emitidas pelo SNS 24. Cada uma destas pode abranger até três dias consecutivos de ausência. No total, um trabalhador pode justificar até seis dias de falta por ano através deste sistema”, esclarece a organização de defesa do consumidor. 

Saiba também: Se faltar ao trabalho para tratar de animal de estimação, perco remuneração?

As faltas justificadas com autodeclaração são pagas? 

“A resposta é não. Tal como acontece com baixas médicas de até três dias, as faltas justificadas com base na autodeclaração do SNS 24 não dão direito ao subsídio de doença. No entanto, algumas empresas optam por garantir o pagamento do salário nestes casos. A decisão de remunerar estas ausências cabe exclusivamente à entidade empregadora”, explica a DECO PROTeste. 

Como avisar a entidade patronal? 

Para informar a empresa sobre a ausência por motivo de doença, é necessário fornecer o código de acesso recebido por SMS ou e-mail após a emissão da autodeclaração no portal SNS 24. 

“A entidade empregadora pode confirmar a autenticidade do documento através da plataforma de validação da autodeclaração, disponível no portal SNS 24”, conclui a DECO PROTeste. 

Leia também: Faltou ao trabalho devido ao mau tempo? Descubra se a falta é remunerada

Siga o Poupança no Minuto para continuar informado sobre os seus direitos enquanto trabalhador, notícias financeiras, sobre créditos, seguros e poupança:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.