analytics
IRS sobre mais-valias: Governo quer acabar com limite de tempo da isenção

IRS sobre mais-valias: Governo quer acabar com limite de tempo da isenção

Se comprou uma casa nova, a medida que o Governo quer implementar pode interessar-lhe: a isenção sobre as mais-valias só pode ser requisitada uma vez a cada três anos, e o objetivo será acabar com a restrição à quantidade de vezes a beneficiar. 

08 Jul 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Compra de casa? É com o Poupança no Minuto! Os intermediários de crédito encontram o empréstimo habitação ideal para si, sem custos. Fale já connosco. 

Governo pretende acabar com restrição à quantidade de vezes a beneficiar da isenção sobre mais-valias 

Atualmente, a isenção sobre mais-valias na compra de uma casa só pode ser requerida uma vez a cada três anos. Contudo, o Governo pretende agora que não existam mais restrições à quantidade de vezes que os cidadãos possam beneficiar deste regime. 

Segundo o Notícias ao Minuto, o Executivo pretende que “as famílias portuguesas passem a poder beneficiar, sem limites de tempo, da isenção de IRS sobre as mais-valias obtidas pela venda da sua habitação, quando estas sejam usadas para adquirir um novo imóvel para habitação própria e permanente. Até ao momento, os contribuintes só podem beneficiar dessa isenção uma vez a cada três anos.” 

Esta é uma alteração incluída na proposta do Governo no Parlamento sobre o setor da habitação. A lei produzirá efeitos a partir de 31 de dezembro de 2023, prevendo-se que seja aplicada a casos que já se verificavam no final do ano passado. O que implica que possam existir casos que já impactem o IRS deste ano, face aos rendimentos de 2023, pelo que poderá existir a necessidade da entrega de declarações de substituição. 

No geral, através desta medida, está previsto que as famílias possam agora mudar de casa quantas vezes quiserem, acedendo sempre à isenção de IRS sobre as mais-valias resultantes, quando estas se direcionarem à compra de outra. 

O objetivo do Governo é revogar restrições impostas sobre o reinvestimento de mais-valias imobiliárias, querendo passar ainda o prazo mínimo de detenção de um imóvel para beneficiar da isenção de IRS de 24 para 12 meses, nos casos de habitação própria e permanente. 

Contudo, esta é uma medida que, já apresentada como um pedido de autorização legislativa, terá ainda de passar primeiro pela Oposição. 

Procura comprar uma casa com financiamento? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto encontram a melhor proposta de crédito habitação do mercado, para si, sem qualquer custo! Poupe(-se), simule o crédito aqui: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.