analytics
Se vai pagar IRS, saiba que pode fazê-lo em prestações

Se vai pagar IRS, saiba que pode fazê-lo em prestações

Perceba como pagar o IRS em prestações. 

28 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Foi notificado para liquidar IRS? Calma: Pode pagar em prestações 

Caso tenha sido notificado para pagar IRS, pode pagar o valor em dívida em prestações, “após o decurso do período de pagamento voluntário e antes da instauração do processo de execução fiscal”, segundo informação disponibilizada no Portal das Finanças. 

De acordo com a DECO PROteste, no Notícias ao Minuto, os contribuintes que podem pedir este pagamento a prestações incluem todos os que “não tenham outras dívidas às Finanças e que tenham concluído a entrega da declaração de IRS dentro do prazo, ou seja, até 30 de junho. Estão incluídos os contribuintes que submetam a declaração de IRS automático”. 

“Para poder pagar o IRS em prestações, sem necessidade de apresentar garantia, o valor de IRS em dívida não pode ultrapassar os 5 mil euros. O pedido tem de ser feito até 15 de setembro (15 dias após a data-limite de pagamento)”, explica ainda a DECO. 

É possível pagar até quantas prestações?

“O número máximo de prestações é 36. Do número de prestações autorizado não pode resultar uma prestação mensal inferior a um quarto da unidade de conta, ou seja, inferior a 25,50 euros”, aponta ainda a organização.  

Além disso, “para dispensar a prestação de garantia, o montante em dívida não pode ser superior a 5 mil euros, no caso das pessoas singulares, e o número de prestações não pode ser superior a 12. Dependendo do montante a pagar, o total é dividido por um número de prestações mensais de igual valor. À última prestação acrescem as frações resultantes do arredondamento de todas elas”. 

Fique a par de tudo o que deve saber sobre o IRS através do Poupança no Minuto, seguindo-nos nestes canais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.