analytics
Tem direito ao IRS Jovem? Saiba como funciona

Tem direito ao IRS Jovem? Saiba como funciona

Tem entre 18 e 26 anos e já trabalha? Pode ter direito ao IRS Jovem durante cinco anos. Saiba se cumpre todos os requisitos e a que isenções pode aceder, em seguida. 

01 Mar 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Para questões relacionadas com créditos e/ou seguros, contratação ou renegociação destes produtos, contacte um intermediário de crédito da Poupança no Minuto aqui

IRS Jovem: Que requisitos devo preencher? 

A entrega do IRS tem começo no dia 1 de abril, mas nem todos entregam da mesma forma: se tiver até 26 anos pode ter direito ao IRS Jovem, ao longo de cinco anos. 

Mediante alguns requisitos, este regime permite que os jovens trabalhadores possam ter acesso a uma maior isenção no imposto. 

Para que possa aceder ao IRS Jovem, deve preencher os seguintes requisitos: 

  • Obter rendimentos de trabalho dependente (categoria A) profissional ou empresarial (categoria B), pela primeira vez depois de concluir um ciclo de estudos igual ou superior ao ensino secundário; 
  • Ter entre 18 e 26 anos; 
  • Não ser considerado dependente; 
  • Ter até 30 anos no caso de o ciclo de estudos concluído for o doutoramento. 

Quais as taxas e os limites de isenção? 

Por forma a alargar a parte do rendimento livre de imposto dos jovens, o Governo propõe que os jovens não paguem IRS ao longo do primeiro ano de trabalho. 

Ainda que o limite máximo corresponda a 40 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), atualmente de 509,26 euros, no primeiro ano a isenção é de 100%

Atente às taxas e limites, de acordo com os anos: 

  • 1.º ano: 100% de isenção, com o limite de 40 IAS; 
  • 2.º ano: 75% de isenção, com o limite de 30 IAS; 
  • 3.º e 4.º anos: 50% de isenção, com o limite de 20 IAS; 
  • 5.º e último ano: 25% de isenção, com o limite de 10 IAS. 

Estas medidas relativas à retenção na fonte de IRS estão em vigor desde janeiro, pelo que o IRS Jovem deve ser aplicado na retenção na fonte todos os meses sobre o salário bruto. Para isso, o empregador deve ser informado de que vai optar pelo IRS Jovem. 

Caso não informe, não optando pela retenção na fonte, só sentirá o impacto da alteração ao entregar a declaração de IRS de 2025, sobre os rendimentos de 2024. 

Precisa de ajuda com os seus créditos e/ou seguros, ou contratar novos produtos? A Poupança no Minuto disponibiliza um serviço de intermediação de créditos e mediação de seguros, gratuito. Contacte-nos, poupe tempo, dinheiro, e poupe-se a burocracias! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.