analytics
Chave de casa, miniatura em madeira, notas de euro, planta e calculadora sobre a mesa - símbolos de arrendamento ou compra de imóvel.

Por lei, a renda da casa tem de ser paga até que dia?

A questão é esclarecida por Dantas Rodrigues, na rubrica do Notícias ao Minuto “Trabalho e impostos (des)complicados”, sobre assuntos de trabalho, finanças pessoais e impostos. Saiba a resposta em seguida. 

11 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Renda pode ser paga no primeiro dia útil do mês até ao 8.º dia seguinte 

Segundo a lei, o autor da rubrica explica que a renda é paga no último dia de vigência do contrato ou do período a que respeita. 

“Porém, normalmente, as partes acordam que a renda é devida em duodécimos, vencendo-se no primeiro dia útil do mês, imediatamente anterior ao que diga respeito, sendo possível pagar até ao 8.º dia seguinte, a contar do seu começo, período a partir do qual o arrendatário se constituirá em mora”, esclarece Dantas Rodrigues. 

Outra questão que deve considerar: caso o primeiro dia do mês calhe a um sábado, domingo ou feriado, pode pagar até ao primeiro dia útil seguinte

“Sendo o primeiro dia útil do mês o dia 1 de março de 2024, a renda pode ser paga até ao dia 8 de março de 2024, sexta-feira", exemplifica. “Se, ao invés de calhar a uma sexta-feira, esse último dia se for a um sábado, domingo ou feriado, por exemplo dia 16 ou 17 de março de 2024, então o último dia em que se podia fazer cessar a mora seria dia 18 de março de 2024”, pode ler-se. 

Não quer mais arrendar e pretende comprar uma casa? O Poupança no Minuto está aqui para si! Tratamos de toda a contratação, negociação e formalização do seu crédito habitação através de um processo sem qualquer custo. Contacte-nos e poupe tempo e dinheiro! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.